Toda vez que estamos em Ribeirão Preto, só me vem uma coisa na cabeça: conhecer a Venda do Zé Goleiro.
Dessa vez deu certo e partimos para a zona rural, fazer um off road e passar um dia diferente.
O caminho é lindo, com natureza por todos os lados e aproximadamente 20km de terra, pela antiga estrada entre Ribeirão Preto e Guatapará.
Parte do caminho
O caminho é lindo, com natureza por todos os lados e aproximadamente 20km de terra, pela antiga estrada entre Ribeirão Preto e Guatapará.
Muito bem sinalizado por placas providenciadas pelos proprietários, não há risco de ser perder.
Placas indicam o caminho |
A história do local é bem bacana. Em 1937, o ponto funcionava como um armazém. A casa, foi comprada e mantida pelos sogros de José Carlos Gonçalves, mais conhecido como Zé Goleiro. Nos anos 90, Zé Goleiro assumiu o comando e o local ganhou fama, devido as porções que começaram a ser servidas.
Zé Goleiro e sua venda |
O apelido Zé Goleiro se deve às partidas de futebol que eram realizadas na fazenda Bela Vista e redondezas. Como ele sempre jogava no gol, o pessoal começou a chamar ele assim.
Um pouquinho da Venda
Em 2009, Zé Goleiro faleceu e o negócio hoje é tocado pelos filhos Fernando e Maria José, que nos recebeu com muita simpatia e atenção.
Segundo eles, a venda se mantém como Zé Goleiro deixou. A casa é centenária e sua arquitetura, típica do fim do século XIX.
Aqui é off road |
Em meio a terra vermelha característica da região, a venda é repleta de objetos antigos pendurados no teto. São capacetes, panelas, ferramentas, gaiolas, ferraduras, violões e até mesmo uma prancha de surf.
O antigo balcão de madeira, com armários e prateleiras ao fundo, repletas de garrafas empoeiradas, dão o toque final a decoração inusitada. Sensacional!
A famosa decoração da venda |
De tudo um pouco |
O antigo balcão de madeira, com armários e prateleiras ao fundo, repletas de garrafas empoeiradas, dão o toque final a decoração inusitada. Sensacional!
Balcão |
O local é ponto de encontro de trilheiros e cavaleiros da cidade e também é muito procurado por turistas, que é o nosso caso.
Sábias palavras |
Os clientes podem se acomodar nas mesas externas e como a área é bem grande, basta escolher a que mais agrada.
Área ao ar livre |
O cardápio é composto por porções fritas, embutidos e salada, que é servida na bacia de alumínio.
Porção de salame artesanal |
Dicas da Mi:
- Torresmo
- Polenta
- Batata Frita
- Mandioca
- Linguiça (de porco, tradicional ou apimentada)
- Costelinha de Porco
- Frango a Passarinho
- Salame
Pedimos praticamente todas as porções que são servidas na casa e tudo estava delicioso. Apesar de serem frituras, estava tudo bem sequinho. Servidas com pãozinho fatiado e cebola, agradou a todos.
Frango a passarinho |
Fui dar uma espiada na cozinha e vi a Zezé comandar os tachos cheios de gostosuras.
O tacho da Zezé
Torresmo |
Para beber, cerveja gelada e caipirinhas, servidas em vidros de palmito.
Ao fim da comilança, fomos dar uma volta e visitamos o chiqueiro, cheio de porquinhos fofos.
Porquinhos |
Estilo e tradição |
Passamos um dia delicioso, em meio a simplicidade e acolhimento ímpar da família Zé Goleiro, ao som de moda de viola e muita comida boa. Tem coisa melhor?
Venda do Zé Goleiro - $$
Fazenda Boa Vista (antiga estrada que liga Ribeirão Preto a Guatapará, Km 20)
Rua Municipal, n° 492
Ribeirão Preto - SP
Tel (16) 9747-6365
Linda matéria lugar ímpar...já me considero da família amo passar o dia na venda do Zé Goleiro tantos anos frequentando lá que a Zezé e o Fernando trata a gente como se fosse da família deles... e isso faz com que nos sinta o aconchego e o carinho que tem por nós num pedacinho no meio do nada...eu amo❤❤❤ a venda do Zé Goleiro
ResponderExcluirNós também adoramos muito! Que delícia de lugar!
Excluir