Por incrível que pareça, eu ainda não conhecia a Cantina do Zuza. Meu marido sempre almoçava lá e me contava sobre os bem servidos pratos do dia-a-dia.
Depois, recebi um e-mail do leitor Silvio, indicando o local. Então estava mais do que na hora de conferir.
Finalmente, fui lá conhecer e hoje escrevo para vocês.
Zuza abriu sua cantina por gostar de cozinhar para seus amigos e logo a cantina ficou conhecida pela qualidade e sabor da comida caseira.
Há seis anos, a cantina está sob nova direção, mas o nome foi mantido para não fugir das origens. Hoje os irmãos Fabiana e Elias comandam a casa da mesma forma como sempre foi, sem alteração de cardápio ou padrão de atendimento.
Dividido em dois ambientes o casarão costuma ter todas as mesas lotadas, a qualquer dia da semana. O salão interno é bem arejado e as mesas são bem distribuídas. Na varanda, o clima é mais descontraído e as mesas são bem concorridas.
Nas paredes, diversas tabuletas sugerem algumas opções de pratos.
De entrada, salada de rúcula com cebola |
No cardápio, comida caseira para todos os gostos, com saladas, porções, carne, frango, peixe e o tradicional omelete, o qual vi em muitas mesas. Tudo sempre acompanhado de feijão, arroz e salada de rúcula.
Alguns pratos são servidos todos os dias e há também um menu especial com dez deliciosas opções para cada dia da semana.
A especialidade da casa é o famoso Bifão do Zuza, que consiste em um suculento bife de contra-filé coberto de muito alho frito e cortado em lâminas.
Famoso Bifão do Zuza |
- Salada do Zuza (rúcula, muçarela de búfala, palmito, tomate e azeitona)
- Bifão do Zuza (contra-filé com alho, arroz, feijão e salada de rúcula)
- Feijoada Completa
- Bife a Parmegiana (acompanha arroz, fritas e salada)
- Omelete Tradicional (um belo omelete, acompanhado de arroz, feijão e salada de alface e tomate)
- Sobremesa (doces caseiros, como pudim de leite, bolo de chocolate e mousse de chocolate)
Arroz e feijão de acompanhamento |
Lógico que em todos os dias, as demais opções são de dar água na boca, mas para ter uma idéia da diversidade, destaco na segunda-feira o virado à paulista, na terça a maminha à moda da casa, na quarta a vaca atolada, na quinta o pimentão recheado, na sexta a rabada com polenta e no sábado a tradicional feijoada.
Como era minha primeira visita, obviamente escolhi o Bifão do Zuza, que sinceramente não dei conta de comer, para alegria do meu marido que arrematou o bifão. A carne veio macia e no ponto solicitado. Realmente uma comidinha caseira de primeira.
Conhece aquele pudim de leite da vovó? |
Para beber, a cerveja estava super gelada e tudo foi servido muito rápido.
Fomos muito bem atendidos pelo gentil sr. José Roberto e percebi que assim como ele, todos os garçons trabalham alegres e de bem com a vida.
Para encerrar a refeição, pedimos um pudim de leite que estava delicioso.
A conta é encerrada na mesa mas deve ser acertada no caixa, onde uma fila costuma se formar. E foi no caixa que eu soube que os doces são carinhosamente preparados pela mãe dos proprietários, a Dona Cleusa, que além da ótima mão, trabalha no caixa passando a régua.
Tradição e sucesso |
A casa abre de segunda a sábado, das 11:00 às 15:00 horas e aceita cartões.
Mesmo sem o Zuza, a Cantina continua um sucesso, e a grande novidade é a abertura de uma segunda unidade, recém-inaugurada no bairro Guanabara, a qual em breve estarei visitando. E é fato que o bom e velho Zuza não conseguiu ficar muito tempo afastado do seu público, e hoje comanda um outro negócio, mas ai já é uma outra história...
Cantina do Zuza - $$
Rua Uruguaiana, nº 635 – Bosque
Campinas – SP
Tel (19) 3232-4894
www.cantinadozuza.com.br
Nossa, que fome!!!! Estou morrendo de vontade de experimentar esse bifão!!!
ResponderExcluirBeijos
Marise
Esse bifão é famoso!!!!
ResponderExcluirBjs