Estivemos algumas vezes no Armazém Bertolotti, em Extrema-MG, e cada vez que voltamos, notamos sua evolução. Afinal, o local que começou como uma pequena venda em 1889, em 2010 se transformou em restaurante e hoje, é um restaurante renomado e muito procurado pelos turistas de toda parte.
Cantinho convidativo |
O ambiente rústico, ganhou novos espaços e ares mais requintados, tanto na parte de decoração como na acomodação dos clientes. O antigo salão principal foi mantido e ainda conta com algumas mesas em torno do fogão. Ao lado, fica a mercearia com diversos produtos e o caixa.
Fogão a lenha e kit presente |
Mantendo as raízes |
Um charme essa mesa |
Muitas plantas e flores, alegram ainda mais o local , assim como um lindo redário, ombrelones, almofadas, oratórios, entre outros detalhes, integram totalmente o restaurante à natureza.
Natureza integrada |
Redário para um cochilo |
O cardápio, sob o comando do chef Edu Bertolotti, é o mais apetitoso do mundo, repleto de gostosuras da culinária mineira, como costelinha, galinhada, feijão tropeiro, tutu, lombo suíno, pastelzinho mineiro, bolinho de linguiça, entre muitas outras delícias. Mas o carro-chefe da casa é sem dúvida o torresmo, que foi eleito em 2008, o melhor torresmo do estado de Minas Gerais.
Porquinho misto |
Dicas da Mi:
- Bolinho de Linguiça (bolinho de linguiça Bertolotti, recheado com queijo e decorado com batatas rústicas)
- Porquinho Misto (o melhor torresmo de Minas + bolinhos de linguiça Bertolotti + batata rústica + polenta + bolinho de abobrinha)
- Porquinho só de Torresmo (para quem quer degustar só o melhor torresmo de Minas)
- Costelinha de Porco (suculenta costelinha de porco com polenta frita)
- Pastelzinho Mineiro Bertolotti (pastelzinho feito de massa de pão caseiro, recheado com Queijo e com carne "loca")
- Costelinha no Jeitinho Mineiro (chapa de costelinha de porco caipira frita, acompanhada de linguiça artesanal, couve refogada, polenta frita, banana frita, arroz, viradinho de feijão e farofa caipira)
- Tour Mineiro (chapa de suculentos bifes de lombo de porco fritos e acebolados, acompanhados de ovos caipira, linguiça artesanal, couve refogada, polenta frita, batata rústica, arroz, viradinho de feijão e farofa caipira)
- Pudim de Leite (inteiro ou em pedaço)
- Bule de Café + Bolinho de Chuva (um maravilhoso café passado em coador e servido com bolinhos de chuva preparados como na casa da vovó)
Costelinha com polenta |
Tudo é muito bem feito e bem servido. Dessa vez comemos petiscos variados, como o Porquinho Misto, uma porção de costelinha com polenta, bolinhos de linguiça, tutu e arroz.
Bolinho de linguiça |
Tutu e arroz |
Todos os pratos estavam deliciosos e temos que deixar registrado que o torresmo dos Bertolottis, realmente é perfeito. Tanto que mereceu uma foto só dele, que é bem carnudo, sequinho e cortado em generosos pedaços.
O torresmo campeão |
Para beber, fomos de caipirinha de maracujá e de kiwi. Teve também, a cachacinha da casa para abrir o apetite, servida nas típicas canequinhas de ágata.
Cachacinha para abrir o apetite |
Caipirinha de maracujá |
Após o maravilhoso almoço, não poderíamos deixar de pedir o famoso e premiado pudim de leite, que foi eleito, em 2014, como o Melhor do Mundo pelos chef’s franceses.
Pudim campeão, cheio de história |
O pudim que é receita de família e era a sobremesa servida nos domingos na casa dos Bertolotti, hoje é preparado pelo Chef Edu Bertolotti, e foi destaque em Festivais Internacionais, como na Itália e na França. Impossível resistir, é de comer rezando!
Também provamos, o bolinho de chuva servido com cafezinho coado na hora. Com todas essas delícias e agrados, fica realmente difícil ir embora de um lugar tão acolhedor.
Bolinho de chuva com café |
Parte desse acolhimento, se deve ao atendimento para lá de simpático e entusiasmo do Jair Bertolotti, o Nenê, que passa de mesa em mesa, vendo se está tudo direitinho e mesmo com tamanho movimento da casa, ainda arruma um tempo para uma prosa, contar uma história da família ou uma novidade.
Venda com diversos produtos |
Na hora de pagar a conta, ainda ficamos um tempo viajando nos produtos à venda nas prateleiras, que vão desde doces caseiros à bebidas com a marca da família.
Tradição mantida |
O Armazém Bertolotti, é um cantinho maravilhoso, no melhor estilo mineiro, que funciona de terça a domingo, a partir das 8h30.
Estrada Municipal Vereador Lamartine José de Oliveira, 1.811 - Bairro do Rodeio
Extrema - MG
Tel (35) 3435-4813
Nenhum comentário:
Postar um comentário