quarta-feira, 31 de julho de 2024

Festa Italiana de Campinas

Viva la nostra gente, Campinas! 
A Praça Arautos da Paz, recebe a Festa Italiana,
 da Elo Produções nos dias 2, 3 e 4 de agosto.
Uma celebração dos 150 Anos de Imigração Italiana no Brasil,
com show de Tony Angeli


A fim de celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, a Elo Produções realiza a Festa Italiana de Campinas, entre os dias 2, 3 e 4 de agosto (de sexta-feira, às 18h, a domingo, às 22h), na Praça Arautos da Paz. O evento, com entrada e shows gratuitos, é uma oportunidade perfeita para reunir a família e amigos no final de semana que antecede o Dia dos Pais, com uma programação recheada de música, comidas e danças típicas. Será uma imersão na cultura e tradições italianas, que refletem a rica herança deixada pelos imigrantes que ajudaram a construir a cidade de Campinas. O evento conta com o patrocínio da Castelo Alimentos e da Cervejaria Hebling, além de apoio da Casa D’Itália, do site Campinas.com.br, da General Clean e da Grande Campinas. A ideia da Elo Produções é proporcionar aos visitantes uma festa “ensolarada” como as mais belas paisagens da Itália; e animada como as íntimas celebrações realizadas entre famílias vizinhas, tutti buona gente! A história de Campinas, que completou 250 anos em julho deste ano, guarda laços profundos com a cultura italiana desde o século XIX. “Que alegria celebrar minhas origens onde nasci. Neta de italianos, carrego comigo as raízes desse povo guerreiro e muito festeiro. É um orgulho ter sangue italiano e tenho certeza que minha fala representa muita gente pelo país afora. Não à toa, elegemos o mês de agosto para realizar essa festa, Itália é o mês do Ferragosto”, comenta Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções, realizadora da Festa Italiana e de outros importantes festivais gastronômicos, como o Sabores da Terra. Feriado italiano, Festa Italiana em Campinas Ferragosto é um feriado italiano que tem suas raízes na expressão latina Feriae Augusti, “descanso de Augusto” em português. Essa festa era dedicada ao imperador romano Augusto e englobava várias outras festividades, como a Vinalia Rústica e a Consualia, em homenagem ao deus da agricultura, Conso. Originalmente celebrada em 1º de agosto em todo o país da bota, a celebração muda, então, para 15 de agosto, por influência da Igreja Católica e a fim de coincidir com a Assunção da Virgem Maria. A Festa Italiana da Elo Produções em Campinas conta com o apoio da Casa D'Italia, responsável por manter vivas as memórias e tradições da cultura italiana. “Será um momento importante de reunião e união para festejar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Esperamos receber mais de 10 mil visitantes”, afirma Renata. “Em 2023, realizamos essa festa na cidade de Jaguariúna, cidade fundada por imigrantes. Foi um sucesso e pudemos homenagear dezenas de famílias. Por isso, voltaremos de 6 a 9 de setembro. Queremos que este evento se torne uma tradição em Jaguariúna e em Campinas”, completa a produtora.


Atrações musicais 

A programação musical inclui shows de artistas renomados como Enzo Schiani que fará o tributo a Eros Ramazzotti (sexta-feira, às 20h); e o aguardado espetáculo de Tony Angeli (sábado, às 20h), que promete transportar o público à Itália em cada canção, com sua voz marcante. Radicado no Brasil desde a década de 1960, ele é considerado “o intérprete” da música italiana. Entre os sucessos eternizados por ele, a divertida “Funiculi, Funicula”. No domingo, às 19h, o grande show de encerramento será com os Tenores do Brasil Ricardo & Marcello. Para as crianças, haverá uma área dedicada e temática com muitas atividades divertidas, incluindo infláveis, jump e passeio de trenzinho: a Piazza dei Bambini. Às 15h30 de sábado, vale à pena participar da Oficina Kids de Artesanato (inscrições gratuitas, mas limitadas). Além da diversão, a Festa Italiana de Campinas também promoverá a solidariedade. Os organizadores sugerem a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos do município e ração para pets, para ajuda aos animais em situação de rua. 

Gastronomia de primeira 

Desde as massas frescas, feitas à mão, até sobremesas irrecusáveis como cannoli e tiramissu, aos vinhos e cervejas artesanais, haverá uma fartura de delícias para serem degustadas sem culpa nenhuma. Os visitantes poderão saborear delícias à moda italiana nas diversas praças temáticas. Caso da Piazza Dolce, com seus doces irresistíveis e a Piazza del Sale com pratos salgados típicos. Além disso, haverá uma área dedicada a produtores e a expositores de queijos, mel, vinhos, cachaças e artesanatos, valorizando os produtos locais: o Villaggio di Produttori. Já pensou degustar uma Porchetta como se faz na Ariccia (província de Roma), com batatas douradas com alecrim? E uma bela polenta mole ao sugo ou à bolonhesa gratinada no forno, servida com uma fatia de pão italiano? Quer algo mais cotidiano, mas fatto a mano? Bife à parmegiana com arroz branco e batata frita, ecco, uma boa pedida. Outra opção, essa mais descolada, é o Rococó, um sanduíche: receita de família, de 80 anos, que leva copa, rosbife e pasta de gorgonzola com salsinha e azeite. 



Comedoria da Festa Italiana de Campinas 

Dolci Piazza - Praça Doce

Cannoli - chocolate/baunilha/café/doce de leite/pistache e limão siciliano 

Gelato com sabores variados 

Tiramisù 

Doces variados 



Piazza del Sale – Praça Salgada 

Polenta mole ao sugo ou bolonhesa gratinada no forno, servida com uma fatia de pão italiano 

Bife à parmegiana com arroz branco e batata frita 

Lasanha de berinjela 

Frango a passarinho com polenta frita e porção de polenta 

Lanches de pernil, linguiça e contrafilé 

Porchetta - a bem tradicional Ariccia (província de Roma) com batatas douradas com alecrim ou lanche

Fogazza

Pizza

Pane e Antipasti – Antepastos e pães 

Panini Italiani - Sanduíches italianos no pão ciabatta com recheio forneado (4 queijos / calabresa/ pepperoni com cebola roxa e rúcula

Rococó - uma receita de família de 80 anos que leva copa, rosbife e pasta de gorgonzola com salsinha e azeite



Pasta Fatta a Mano

Lasanha Tradicional Bolonhesa/Lasanha 4 queijos na massa verde/ Lasanha da Nona (branca com ragu de carne, queijo brie e gorgonzola) 

Nhoque recheado (mozzarella/gorgonzola/ricota com nozes) 


Pasta Italiana 

Talharim com molho sugo, branco ou bolonhesa servido com uma fatia de pão italiano e queijo ralado

Papardelle com molho sugo, branco ou bolonhesa servido com uma fatia de pão italiano e queijo ralado

Massa Show - spaghetti, fettuccine, nhoque e penne - molho branco, sugo ou bolonhesa mais acompanhamentos a escolher



"Brasilianas e Variadas" 

Batata Recheada 

Espetinhos 

Crepe 

Hambúrguer 

Batata Frita 


Villaggio di Produttori 

Alameda dedicada a produtores e expositores de queijos, mel, charcutaria, vinhos, cachaça, licores, antepastos, geleias, artesanato e acessórios 


Para beber 

Cerveja artesanal (vários estilos) 

Caipirinhas e drinks especiais 

Sucos naturais 

Vinhos para beber e levar 


Piazza dei Bambini 

Área infantil com muita diversão: infláveis, jump e passeio de trenzinho 


(Todas as operações e a programação cultural estão sujeitas a alteração sem aviso prévio)



Confira a programação cultural completa 


Sexta-feira (2 de agosto) - das 18h às 22h

19h - Abertura oficial 

20h - Show de abertura com Enzo Schiani - Tributo a Eros Ramazzotti 

Enzo Schiani


Sábado (3 de agosto) - das 12h às 22h 

14h - Jonas Francisco - La Bella Itália 

15h30 - Oficina Kids de Artesanato 

17h - Choro Bandido

20h - Grande Show com Tony Angeli 

Tony Angeli


Domingo (4 de agosto) - das 12h às 22h

12h30 - Coral Ítalo Brasileiro de Americana

14h - Bingo Solidário

15h - Fabinho Azevedo - Samba e Brasilidades

19h - Encerramento com os Tenores do Brasil - Ricardo & Marcello 

Tenores do Brasil


Festa Italiana de Campinas da Elo Produções 

2 a 4 de agosto, das 18h às 22h na sexta-feira e das 12h às 22h no sábado e domingo

Praça Arautos da Paz - Lagoa do Taquaral, Campinas - SP

Entrada: Gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário